Apps for Good

Apps for Good 2017/2018

Curso completo 1/3

 
19/1







12/1/2018 
 1- Análise SWOT 


Como fazer uma análise SWOT
passo 1 - Reunir a equipa
passo 2 - Esclarecer o que é a matriz SWPT
passo 3 - Definir o que são Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças na vossa APP
passo 4 - Relacionar as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças
passo 5 - Definir ações concretas 
Ler aqui sobre a análise Swot a uma app mobile



“Os resultados são obtidos através da exploração de oportunidades, não pela solução de problemas”  Peter Drucker


Template matriz Swot

 

2-  Estudo de Mercado

 

Tarefas Principais - 17/11/2017

Módulo 1 - Arranque e criação de equipas, Desenvolvimento de Novos Produtos, Noções básicas

1. As equipas terão de arranjar um nome e criar um perfil de equipa. Este perfil contém a forma em como querem trabalhar em equipa e aquilo que querem alcançar com o projeto Apps for Good.
1.1 Os alunos devem também criar um logótipo para a sua equipa.
2. O que é uma aplicação?
Os alunos irão aprender acerca dos três tipos de aplicação que podem criar durante o projeto - nativas, web e híbridas - e sobre os benefícios e desvantagens de cada uma.
TAREFAS:
  1. Peça aos alunos para darem uma definição de aplicação e liste todos os diferentes tipos de aplicação que eles se conseguem lembrar.
  2. Peça aos seus alunos para criarem uma lista das funcionalidade nativas de um smartphone.

Atividades Adicionais

  1. Os alunos classificam as aplicações que listaram pela sua função e as ferramentas que utilizam.
  2. Em equipas, os alunos devem começar a familiarizar-se com os vencedores anteriores do Apps for Good.
  3. Os alunos começam a fazer o brainstorming de algumas ideias iniciais para a sua aplicação.

Desenvolvimento de Novos Produtos

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Cria aqui a tua app (appshed)
Descobre aqui as apps de jovens portugueses como tu que participaram na edição de 2016/20017.
All about you
Articulância
BioMaze

e muitas outras, procura-as no Youtube.


-----------------------------------

Projeto

Literatura na palma da mão

Testa os teus conhecimentos aqui

As coisas fantásticas estão por todo o lado, mas a maioria das pessoas nunca as encontra. Sabes como podes contribuir para isso? Cria uma app para ajudares os alunos da escola a estudar melhor para os testes e exames.

Para se tornarem alunos de excelência é preciso trabalhar com toda a garra. Para este projeto devem juntar-se em pares e criar na Fábrica dos Aplicativos uma APP com os conteúdos do Módulo 3. Têm aqui um exemplo, mas com outro assunto.

4.  Usem estes referentes para avaliar a qualidade de um site

VAMOS LÁ, TORNEM-SE NOS ASES DA LITERATURA digital

Menu da APP

OS LUSÍADAS

1 . Contextualização histórica

          - Renascimento - literatura, pintura, música, arquitetura, escultura

          - Epopeia - definição, principais epopeias clássicas

2. Biografia de Camões

3. Imaginário épico e antiépico (passagens de Os Lusíadas)

- matéria épica: feitos históricos e viagem; 

- sublimidade do canto;  

- mitificação do herói

4. Reflexões do Poeta

5. Linguagem, estilo e estrutura: - a epopeia: natureza e estrutura da obra; 

- o conteúdo de cada canto; 

- os quatro planos: viagem, mitologia, História de Portugal e reflexões do poeta. Sua interdependência; 

- estrofe e métrica; 

- recursos expressivos: a anáfora, a anástrofe, a apóstrofe, a comparação, a enumeração, a hipérbole, a interrogação retórica, a metáfora, a metonímia e a personificação.

____________________________________________________________ 

A HISTÓRIA TRÁGICO MARÍTIMA

Menu da APP

1. Contextualização histórica

- Aventuras e desventuras dos Descobrimentos. 

2.  “As terríveis aventuras de Jorge de Albuquerque Coelho (1565)” 

_ estrutura interna dos relatos das aventuras. 

- excertos

- linguagem

____________________________________________________

 Finalistas da Competição Nacional do Apps for Good 2015/2016

  • Amigos do GAAF – Agrupamento de Escolas Amadora Oeste
  • FQ9 – Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro
  • OGTA – Instituto Profissional dos Transportes
  • Help People – Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa
  • 24H SOS – Agrupamento de Escolas de Nun’Álvares
  • Drive Safe – Agrupamento de Escolas da Batalha
  • EBSSA Amiga dos Animais – Agrupamento de Escolas de Santo António
  • Biblioteca Mágica – Agrupamento de Escolas Eça de Queirós
  • Fire Tracker Help – Agrupamento de Escolas da Batalha
  • Intelligent Elderly – Agrupamento de Escolas da Batalha
  • Cook Wisards – Agrupamento de Escolas de Nelas
  • Agro Conta – Agrupamento de Escolas D. Sancho II Alijó
  • Save Energy Now – Agrupamento de Escolas de Nelas
  • Enoturismo Douro – Agrupamento de Escolas D. Sancho II Alijó
  • Animalling – Agrupamento de Escolas de Sátão
  • Kids Care – Agrupamento de Escolas D. Sancho II Alijó
  • School Assist – Agrupamento de Escolas de Fajões
  • The Dropper – Agrupamento de Escolas de Sátão
  • Team Call – Agrupamento de Escolas de S. Pedro da Cova
  • Go Trilho – Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca

Ler mais aqui

.....

   atividade 13/12 - explorar a app inventor e a fábrica dos aplicativos

Um bom exemplo



Ponto da situação do desenvolvimento do projeto até 15/11:
Atividades realizadas
1.       Apresentação do projecto
2.       Objetivos
3.       Criação dos grupos - Team Roles
4.       Tempestade de ideia sobre possíveis apps
5.       Levantamento de categorias de apps
6.       Distinção entre apps nativas, híbridas e Web
7.       Levantamento das características dos smartphones
8.       Assinatura compromisso do co-founder
9.       Escolha de logo e nome da equipa
10.     Conceito de grupo e equipa
11.     Os 5 Ws de uma ideia

Atividades do dia 15/11
Os 5 Ws de uma Ideia 
   
 <<<<<<<<<<<<<<<<
O que é uma equipa?

 
 <<<<<<<<<<<<<<<<<<<
Atividades do dia 25/10
 Brainstorming  de ideias sobre novas apps
Cada grupo apresentou as suas ideias de possíveis Apps, usando a ferramenta Tricider, ver aqui


<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
Atividades do dia 18/10 
Criar as equipas
Team Roles 
 <<<<<<<<<<<<<<<<<<<
O que é o programa Apps for Good?
 
 <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
Atividade do dia 11/10 
Apresentação do projeto
Historial do Apps For Good <<<<<<<<<<<<<<<<<<<
 CDI Portugal